Dave:
Sim, acho que todos neste fórum provavelmente contribuíram para este tópico em algum momento ou outro. O que KTBD disse está correto, no entanto, você também precisa entender o seguinte:
Você tem um motor de cárter seco que usa um variador de alta pressão muito confiável e sistema VVT usado no Ferrari F430 e Maserati Camboicorsa/Grand Sports. É do design de estria helicoidal que gira para frente com pressão, semelhante aos Alfa Romeos, que ironicamente sofrem de um problema semelhante. Os motores de cárter seco não precisam de retrabalho, pois as válvulas de retenção e as tampas já estão equipadas e comprovadamente funcionam como estão em todas as aplicações, exceto no QP. As unidades de cárter úmido são completamente diferentes em design e exigem a atualização.
É muito interessante que você mencione o acumulador.
O que me intrigou sobre toda essa questão é que as unidades de cárter úmido normalmente falham de um lado de cada vez, pelo menos as que testemunhei. Tenho certeza de que existem exceções. No entanto, as unidades de cárter seco normalmente falham bilateralmente - em outras palavras, ambas as bancadas falham ao mesmo tempo - caso contrário, nunca, jamais falham. Estranho. Além disso, conheço carros bem conservados, com baixa quilometragem, impecáveis, com sérias falhas no variador e outros carros negligenciados e sujos que ficam silenciosos na partida por toda a vida. Não depende de trocas de óleo, etc. Morando no sul da Flórida, onde QPs crescem em árvores, você vê uma seção transversal muito grande de exemplos que permitem que pessoas como eu façam tais declarações.
De qualquer forma, voltando ao acumulador. O fato de as unidades de cárter seco falharem bilateralmente ou não falharem me leva a acreditar que há algo por trás de sua operação causando isso. Poderia ser o motorista? Procurando denominadores comuns de carros com falha versus aqueles equipados com a mesma configuração (como um QP vs um F430 ou CC), o QP é o único carro que assume o Auto por padrão quando ligado. Então, comecei a pensar que talvez seja o resultado de um carro muito pesado passando a maior parte de sua vida útil na faixa de baixa rotação, arrastando-se e privando o sistema VVT de óleo, acelerando assim seu desgaste. Pode ser. Então, pensei "por que ambos os lados falhariam?" Existe algo no processo mecânico que possa causar ou influenciar a falha de ambos os lados simultaneamente? Foi aí que olhei para o acumulador.
Um bom amigo meu acabou de concluir a academia Maserati e é empregado em uma concessionária Ferrari/Maserati. Ele compartilhou comigo todo o seu material de treinamento, fotos, etc. sobre a manutenção do variador. AQUI ESTÁ O QUE ME CHOCOU. Eles não treinam mais em motores de cárter seco, embora o manual de treinamento diga "as peças entre os motores de cárter seco e úmido são diferentes em 80%." Eles simplesmente afirmam que o processo de substituição é o mesmo. Não há treinamento sobre a função dos acumuladores. Aqueles que estavam dispostos a compartilhar o que sabem, todos descreveram a peça realizando funções diferentes e até mesmo os técnicos legados me disseram "a única coisa que já fizemos foi substituí-los quando vazavam externamente, o que é raro". Perguntei o que ele faz e minha resposta foi "nós realmente não sabemos". Alguns dizem que ele fornece pressão de óleo na partida; outros dizem que é apenas durante o avanço/retardo a 3000 rpm.
A moral da história é a seguinte - estou substituindo o meu para ficar seguro, pouco antes de substituir meus variadores. Não estou substituindo os variadores eu mesmo, mas substituí meus solenóides do variador (trabalho muito fácil) e substituirei meu acumulador e bomba apenas para ficar seguro. Então meus variadores serão substituídos. Se você pesquisar minhas postagens anteriores, meu carro teve um chocalho vicioso quase desde que o carro tinha muito pouca quilometragem - não está em 102K.
De qualquer forma, o que você puder descobrir seria apreciado. Seria interessante ver se a troca de outras peças menos caras no início do jogo muda alguma coisa. Como se seu acumulador fosse trocado - isso resolveria alguma coisa? Custa apenas algumas centenas de dólares. Talvez valha a pena tentar.
Quanto às suas perguntas específicas sobre o que realmente falha, talvez Jason possa se manifestar. Ele faz esses reparos como um relógio e provavelmente poderia dar as respostas mais confiáveis.