Olá,
Isso pode ajudar alguns de vocês que precisam de chaves duplicadas para o seu Gran Sport 2004-2007, Gran Turismo 2007-2012 ou Quattroporte 2004-2011.
Isso foi abordado em aspectos por postadores anteriores.
Estou simplesmente consolidando o conselho de outros com um procedimento que funciona:
1) Existem três funções independentes para a Chave Maserati desta era.
A. A chave mecânica - para o cilindro da chave na porta do motorista, o porta-malas (porta-malas) e a coluna de direção.
B. O transponder - uma cápsula de vidro RFID (embutida na carcaça da chave) com um código binário fixo de 96 bits que é transmitido para o NBC139 (Body Control Node) quando consultado por um transceptor enrolado em torno do cilindro da chave da coluna de direção.
Ao receber um código binário válido (programado de fábrica para o carro (para cada chave)) - o NBC permite que a ECU energize os injetores e a ignição (e talvez outras funções).
Este sistema de segurança compreende o "Imobilizador".
C. O Key FOB de 3 botões - comunica-se com o NBC via um código binário (modulado via ASK) em uma portadora de 433,92 MHz - para travar/destravar portas e porta-malas.
(E abrir ou fechar janelas e teto solar com 4 segundos de pressionamento de teclas.)
O FOB parece usar um código rolante HCS - tornando-o provavelmente inútil para clonar - mais sobre isso em um minuto.
A criação de uma nova chave que irá destravar e dar partida no carro requer apenas os Atributos A e B:
Para o Atributo A: a duplicação requer um espaço em branco SIP22 (Fiat) e, de preferência, seu código de chave mecânica (mas pode ser cortado sem).
(O código da chave mecânica está em um cartão que veio com o Kit do Manual do Proprietário - se você não tiver um (eu não tinha), qualquer revendedor Maserati o reproduzirá por US$ 10 se você comprovar a propriedade (por exemplo, apresentar uma cópia do Título.))
A chave de dupla face é fresada em um cortador a laser (o laser é para mapeamento ponto a ponto/chave; o cortador real é um fresador de topo).
Este é um trabalho facilmente realizado por um chaveiro competente e custa cerca de US$ 20 por chave mecânica. (o cortador a laser custa cerca de US$ 1,5 mil)
A chave mecânica girará todos os cilindros - mas não dará partida no carro (ou desativará o alarme).
Para o Atributo B: existem duas opções (estamos preocupados com a Opção i.)
Opção i. CLONAR uma chave existente (especificamente clonar seu transponder) -
Devido ao advento recente de alguns equipamentos de menor preço - clonar o transponder agora é fácil e acessível.
(o verdadeiro marco que tornou a 'Opção i' ainda possível foi a engenharia reversa publicada em 2013 do algoritmo de criptografia específico usado em nossos carros (e outros exóticos) - o artigo da revista está em anexo; dica - nem todos os 96 bits são usados; às vezes, apenas metade deles)
Opção ii. GERAR um Novo Código de Transponder e programá-lo no NBC (não é possível sem equipamento e experiência $$)
(Eu não recomendo usar um chaveiro local para esta última operação, a menos que eles tenham feito chaves/carros Maserati desta era antes - a razão é que ele pode (e tem) danificado o NBC e exigir(ido) um novo NBC (e/ou ECU) - a um custo de até US$ 8 mil).
Para o Atributo C: Clonar um FOB útil do original é possivelmente inútil.
Eu ainda estou investigando isso - mas acredito que não é possível fazer um CLONE que não negue a função FOB do original.
Em vez disso, acho que os FOBs precisam ser Gerados e Adicionados - Ex. excluindo todas as chaves do NBC e, em seguida, adicionando (programando) de volta os originais e os sobressalentes recém-Gerados (FOB).
(Especificamente: menos equipamentos especiais - se alguém precisar que o FOB funcione - ele requer uma visita a uma concessionária para comprar e adicionar uma chave ao NBC. Porque, embora seja provavelmente possível clonar o FOB para um FOB em branco (copiar a semente de criptografia e o algoritmo), acho que isso tornaria apenas um FOB funcionando, pois os códigos rolam para frente em qual (orig ou clone) é usado em seguida (tornando o código FOB não utilizado não reconhecido pelo NBC para o próximo handshake).
Se funcionar depois que eu fizer isso (clone FOB) - postarei uma atualização.
Procedimento (que usei para fazer uma chave sobressalente para destravar e dar partida manualmente no carro (sem funcionalidade FOB (ainda))):
1) Compre uma Xhorse Mini Key Tool (US$ 109 no EBay; US$ 130 na Amazon; US$ 120 da Xhorse)
2) Escolha uma das seguintes (eu escolhi a. e b. e fiz duas sobressalentes):
a. Um VVDI Super Chip XT27A (US$ 35 por dez) e um Key Blank SIP22 (US$ 20 cortado)
b. Uma chave dobrável Maserati de 3 botões - com FOB, chave em branco e cápsula de transponder ID48 (US$ 55-75 na Amzn; US$ 50 no EBay)
(nota: esta era Maserati usa o transponder Megamos Crypto ID48 e o subtipo T48 - não se preocupe - um subtipo diferente não parece impedir uma gravação válida - e o Super Chip em branco parece clonar todas as variações T6, T33, T48, -A , -K, ...).
c. Uma chave dobrável Xhorse (ou equivalente) com um espaço em branco SIP22 e um Super Chip
3) Corte a chave em branco em um chaveiro
4) Baixe o aplicativo Xhorse para seu Android ou IPhone; crie uma conta
5) Conecte-se via BT ao Mini Key Tool; atualize seu firmware
6) Sente-se no seu carro
7) Selecione Transponder Clone no Menu do Aplicativo; insira a Chave original; leia a Chave - ela retornará um ID HEX e dirá Bloqueado e Clonável
8) Toque em 'Clone'
9) Coloque a nova chave/transponder (o que você selecionou (a, b, c) acima) na Mini ferramenta - ela confirmará que é gravável
10) Coloque a Mini ferramenta perto do cilindro de ignição - então com a Chave Original gire a ignição para Ligado e depois Desligado um total de 8 vezes - removendo e reinserindo a chave cada vez - isso é chamado de Sniffing.
11) O aplicativo pegará os dados sniffados e os carregará em um servidor que quebrará o código binário de 96 bits (leva cerca de 2 minutos).
12) Você será então instruído a colocar o espaço em branco no Mini e ele gravará o código do Transponder e o bloqueará.
13) Agora você tem uma chave sobressalente. Custo total - cerca de US$ 155-200 para a primeira chave (isso inclui o preço da Mini ferramenta de US$ 120) e ~US$ 30 por chave a partir daí - e você pode fazer todos os carros de seus amigos - e seus outros carros (a Mini ferramenta irá clonar ou gerar uma variedade de chaves - incluindo Smartkeys).
Observação: Se o carro estiver trancado e você perder sua chave - implantar a chave sobressalente no cilindro da porta acionará o alarme.
Não se preocupe - assim que você colocar a chave na ignição e ligá-la - o alarme será desativado.
Ele exibirá brevemente um aviso de que uma 'invasão foi detectada' e depois se limpará.
Espero que isso ajude,
Mark